A EDP São Paulo deu início às obras da Estação de Transformação de Energia Mantiqueira, em Taubaté. Com investimento de mais de R$ 13 milhões, a unidade beneficiará aproximadamente 150 mil clientes. Localizada no bairro Independência, a SE Mantiqueira está em fase de construção civil e a previsão para sua energização é dezembro deste ano. A obra visa o crescimento e desenvolvimento econômico da cidade, trazendo melhorias para locais como o distrito de Quiririm e o centro industrial de Piracangaguá. Além disso, tem como objetivo trazer mais robustez ao sistema existente, somando a outras duas unidades instaladas na região, a Subestação Taubaté e a Subestação Barreiro.

A construção da ETD Mantiqueira faz parte dos investimentos da EDP SP para 2018 de mais de R$ 300 milhões, com foco na expansão e modernização da rede elétrica, infraestrutura e atendimento ao cliente. Equipada conforme as normas técnicas e de segurança, ela terá capacidade de 40 MVA, distribuídos em seis alimentadores de média tensão. Terá também dois transformadores de 33MVA de potência e seis circuitos de 13,8kV. A unidade contará com um sistema de acústica que impede a propagação do som para o meio externo, respeitando as regras de meio ambiente.

Todas as operações da Estação Mantiqueira serão telecomandadas remotamente via Centro de Operação do Sistema, localizada na sede da EDP, em Mogi das Cruzes. Totalmente digitalizada, a unidade possui um sistema integrado de supervisão, comando, controle e proteção. Atualmente, a EDP tem em sua área de concessão 66 subestações. A construção, ampliação e modernização de estações e linhas de distribuição são fundamentais para acompanhar o aumento da demanda de energia, conforme o crescimento das cidades. De acordo com Marney Antunes, as obras têm como objetivo garantir o atendimento aos nossos clientes, reforçando a confiabilidade e a qualidade do fornecimento de energia dentro de elevadas condições técnicas e de segurança.