Um ano após ter anunciado a aquisição da B&R em 2017, a ABB divulgou na última sexta-feira, 9 de abril, que irá empreender nos próximos anos o maior aporte de recursos em automação industrial em mais de 130 anos de história da empresa, estabelecendo as bases para a criação de cerca de 1 mil novos postos de trabalho no setor de alta tecnologia na Áustria.

Segundo a multinacional, serão aplicados 100 milhões de euros na construção de um campus de inovação e treinamento de última geração na sede da B&R, em Eggelsberg. A ideia é desenvolver tecnologias para a fábrica do futuro, baseadas em sua plataforma conhecida como ABB Ability, com máquinas e robôs inteligentes conectados à nuvem, encarregando-se da produção de forma autônoma.

O investimento, afirmou a empresa, apresenta os resultados quanto a estratégia Next Level, que admite a inovação como fator crucial para o crescimento rentável. Anualmente, a ABB destina US$ 1,4 bilhão em Pesquisa & Desenvolvimento e conta com uma equipe de cerca de 30 mil engenheiros de aplicação dedicados. Já a B&R conta com mais de 1 mil colaboradores trabalhando em P&D e desenvolvimento de aplicações.

O novo campus de pesquisa e desenvolvimento ocupará uma área de 35 mil m² e terá um número significativo de instalações de última geração. Em paralelo é planejada uma academia de automação para capacitar e treinar nossos clientes, parceiros e colaboradores nessas tecnologias. A cerimônia de lançamento da pedra fundamental está prevista para meados deste ano e é esperado que o novo campus esteja em plena atividade antes do fim de 2020. Quando finalizadas, as instalações de Eggelsberg constituirão um dos maiores centros de pesquisa e desenvolvimento da ABB.