O cenário energético na Serra Gaúcha, mais especificamente em Flores da Cunha, vem passando por importantes transformações, com a modernização e ampliação da oferta de energia. Previsto em seu Planejamento Estratégico, a RGE conseguiu ampliar em 56% a capacidade de distribuição de energia elétrica ao município de 29 mil habitantes. Tal feito foi possível graças a conclusão das obras de modernização da Subestação Flores da Cunha, que angariaram R$ 4,3 milhões em recursos.
Para o presidente da concessionária, José Carlos Tadiello, a obra serve para melhorar ainda mais os níveis de atendimento aos consumidores da cidade. “Temos ciência de que a energia elétrica se coloca como um fator decisivo na competitividade dos municípios. Este investimento que fizemos, para a ampliação da capacidade da SE Flores da Cunha, aumenta a confiabilidade do sistema e nos permite atender ainda melhor os clientes”, ressaltou Tadiello.
A ampliação da subestação, além do aumento da capacidade instalada, também reforça todo sistema elétrico da região, garantindo mais segurança em manobras de transferência de carga em caso de contingências. As obras beneficiam diretamente 10,4 mil clientes da RGE em Flores da Cunha e, indiretamente, municípios vizinhos. Ao todo, 20 trabalhadores atuaram na ampliação, que teve um aumento de potência instalada de 14,1 MVA.
A RGE e a RGE Sul, distribuidoras do Grupo CPFL Energia, presentes em 373 municípios do Rio Grande do Sul, investiram ao todo R$ 803 milhões na modernização, ampliação e fortalecimento da sua rede elétrica ao longo de 2017. O montante é 38% superior aos recursos aplicados entre janeiro e dezembro de 2016. Juntas, as empresas são responsáveis pelo fornecimento de energia a 2,7 milhões de clientes no Estado.