Santo Antônio poderá operar a plena carga após redução de áreas de conservação

Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou lei que altera área de três unidades no estado. Reservatório da usina será elevado em 80 cm, segundo a usina

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou na última quarta-feira, 11 de abril, o projeto de lei que altera a área de delimitação de três unidades de conservação estaduais: Estação Ecológica Serra Três Irmãos, Floresta Estadual de Rendimento Sustentado do Rio Vermelho C e a Reserva Extrativista de Jacy-Paraná. A deliberação autoriza, em nível estadual, a elevação do reservatório em apenas 80 cm, condição necessária para que as turbinas da hidrelétrica Santo Antônio (RO-3.568 MW), especialmente as seis que produzem energia com exclusividade para Rondônia e Acre, operem a plena carga.

Segundo a usina, a decisão tomada pela Assembleia aumenta a segurança energética nos dois estados. Assim é possível aumentar a arrecadação de contribuições, especialmente os royalties pagos para Rondônia e Porto Velho, diante do aumento da produção de energia. “Ao que tudo indica, todos tendem a ganhar com esta decisão”, afirmou em nota à imprensa.