A CPFL Paulista (SP) informou que durante o ano passado foram aplicados R$ 22,2 milhões na modernização, manutenção e expansão do sistema elétrico de Araraquara. O aporte representa um crescimento de 100% em relação a 2016, contribuindo para melhorar o serviço prestado aos 110 mil consumidores atendidos no município.
A ideia da distribuidora é acompanhar o crescimento do mercado e garantir a qualidade dos serviços na cidade. Para tal foram destinados R$ 9,1 milhões na ampliação da capacidade de subestações e linhas de transmissão e em adequação de capacidade da rede de distribuição, tornando a rede elétrica da região mais flexível e confiável.
Já em manutenção e melhorias na rede elétrica foram dedicados cerca de R$ 8 milhões. Deste montante, a concessionária reservou R$ 5,8 milhões para ações como manutenção programada ou emergencial e substituição de transformadores. Por sua vez, os investimentos em melhoramentos nas redes primária e secundária e instalação de novos equipamentos angariaram R$ 2,3 milhões.
Do valor total, outros R$ 4,2 milhões foram aplicados em ligação de novos consumidores na área urbana e rural, por meio da instalação de novos medidores e ampliação da rede elétrica. Tal fator possibilitou o acréscimo de novos 2,2 mil clientes residenciais, comerciais e industriais ao sistema de distribuição da companhia.
A empresa também destinou R$ 582 mil no desenvolvimento de projetos especiais, que consistem em planos de modernização das redes de Transmissão e Distribuição e em projetos focados em Smart Grid (redes inteligentes).
“Em toda a sua área de concessão, a CPFL Paulista atua intensamente para oferecer excelência no fornecimento de energia, segurança e qualidade para seus clientes. Os investimentos contínuos contribuíram para que a distribuidora alcançasse os melhores indicadores de continuidade no fornecimento de energia do País”, afirmou o presidente da distribuidora, Carlos Zamboni Neto.
Considerando Araraquara e outros municípios vizinhos, a CPFL Paulista investiu, no total, R$ 33,9 milhões na modernização, expansão e manutenção da rede elétrica. A conta inclui, além de Araraquara, as cidades de São Carlos, com R$ 7,5 milhões, Matão, R$ 2,6 milhões, Ribeirão Bonito, R$ 770 mil e Ibaté, com R$ 701 mil.
Em 2017, a empresa investiu ao todo R$ 745 milhões no sistema de distribuição, um aumento de 31% em relação a 2016, quando o aporte foi de R$ 566 milhões. Fruto dos investimentos, a CPFL Paulista é uma das distribuidoras com os menores índices de interrupção do fornecimento de energia do País. Segundo dados da Aneel, os clientes da companhia ficaram, em média, 7,14 horas sem energia, o segundo melhor indicador do País. Na prática, isso significa que os consumidores da empresa tiveram energia durante 99,9% do tempo no ano passado. A média nacional é de 14,35 horas sem luz. Além disso, a frequência das interrupções foi 4,94 vezes, o terceiro menor do Brasil.
Além de todos os investimentos realizados na modernização, manutenção e expansão do sistema elétrico, a empresa também apostou na digitalização dos seus canais de atendimento para facilitar a vida dos seus consumidores, reformulando seus principais canais digitais, como as versões desktop e mobile do seu site e o aplicativo “cpfl energia”, disponibilizando os seus principais serviços por 24 horas por dia para os seus clientes. As iniciativas integram o Programa “Transformação do Atendimento”, que tem por objetivo ampliar a oferta de soluções digitais aos 9,3 milhões de clientes do Grupo CPFL nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Minas Gerais.