Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,
A Siemens Gamesa ultrapassou a dinamarquesa Vestas e ficou com o primeiro lugar no ranking de maiores fabricantes de aerogeradores do mundo em 2017. De acordo com a GlobalData foram 9,43 GW instalados contra 7,52 GW, o que representa 18% do mercado global contra 14,3%. Para alcançar esse volume a nova líder apresentou crescimento de 26,4% ante o volume de 2016, no sentido contrário, a Vestas teve redução de 14%.
Na sequência da lista elaborada pela consultoria aparecem a Goldwind com 10,4% do mercado e 5,45 GW, a GE logo em seguida com 9,2% de participação no mercado com 4,83 GW e a Enercon com 3,35%, que corresponde a 6,4% de share. Juntas, as cinco maiores foram responsáveis por 58% de toda a capacidade instalada em 2017, um aumento de 7% quando comparaado ao ano anterior.
A GlobalData destacou que a Siemens Gamesa tem uma forte posição na indústria por sua presença nos mercados onshore e offshore, bem como vantagens competitivas decorrentes da escala obtida com a fusão das duas companhias, bem como presença global. Já a Vestas não conseguiu enfrentar essas vantagens da concorrência apesar dos bons resultados alcançados em todas as regiões, de acordo com seu relatório. Por sua vez, o destaque da Goldwind é o investimento em inovação e sua estreia em novos mercados, entre eles o brasileiro.