A Eletropaulo (SP) adotou há seis anos o projeto Recicle Mais, Pague Menos, que oferece desconto nas faturas de energia por meio da reciclagem de resíduos sólidos. Desde sua implantação, o projeto já concedeu R$ 785 mil em bônus na conta de luz dos clientes, além de reciclar mais de 6 milhões de quilos de resíduos como papel, plástico, vidro e embalagens TetraPak.

O Sr. João Batista de Siqueira Bueno, de 75 anos, morador de Ermelino Matarazzo, na Zona Leste da capital paulista é um exemplo de consumidor conseguiu zerar a conta de luz. A sua esposa, dona Marilete, o alertou em julho de 2016, que havia um ponto de coleta do projeto no supermercado Assaí da unidade Águia de Haia.

Desde então, o aposentado vai semanalmente ao local com os resíduos recicláveis que traz de sua residência e do prédio no qual presta serviços. O Sr. Batista percebeu, na prática, que a reciclagem pode refletir em economia no fim do mês, afinal, ele já conseguiu zerar a conta por cinco vezes e obteve mais de R$ 1.200,00 convertidos em descontos.

Além dos descontos concedidos, o programa tem grande relevância socioambiental, visto orientar as pessoas sobre a importância da reciclagem de materiais que podem voltar à cadeia produtiva, permitindo também a redução no consumo de energia e a consequente emissão de dióxido de carbono na atmosfera.

Os clientes residenciais podem entregar os materiais recicláveis nos pontos de coleta distribuídos na área de concessão da Eletropaulo. Ao todo, são 13 pontos fixos e 15 máquinas Retorna Machine, localizados nas cidades de São Paulo, Santo André, São Bernardo do Campo, Diadema, Itapevi, Barueri e Carapicuíba. Somente em 2017, o resultado foi de mais de cinco mil pessoas beneficiadas e que destinaram mais de 1 milhão de quilos de resíduos para reciclagem.