Eletrobras obtém nota máxima no indicador IG-SEST

Melhorias nos quesitos transparência das informações e conselhos, comitês e diretorias influenciaram em resultado superior ao 1º ciclo, realizado em novembro de 2017

A Eletrobras obteve nota máxima no 2º Ciclo da Certificação do Indicador de Governança IG-SEST, preservando o nível 1 de excelência obtido em novembro de 2017. O presidente da companhia, Wilson Ferreira Junior, recebeu a certificação em cerimônia realizada na última sexta-feira, 11 de maio, no Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão, em Brasília.

A conquista da certificação está alinhada à iniciativa “Implementar ações para listagem em índices e obtenção de selos de Governança Corporativa”, dentro do pilar “Governança e Conformidade” do “Desafio 22: Excelência Sustentável”, presente no Plano Diretor de Negócios e Gestão 2018-2022 da empresa.

A nota máxima foi obtida após o atendimento de todos os itens nas dimensões de gestão, controle e auditoria; transparência das informações e conselhos, comitês e diretorias. No primeiro ciclo, embora tivesse conquistado o nível de excelência, o resultado foi de 84% dos itens atendidos, com nota de 8,08. Neste segundo ciclo, as melhorias significativas nos quesitos transparência das informações e conselhos, comitês e diretorias garantiram a pontuação máxima para a companhia.

Esta é a segunda certificação de destaque na área de governança corporativa obtida pela Eletrobras em pouco menos de dois meses. Em 14 de março, a empresa recebeu a certificação no Programa Destaque em Governança de Estatais da B3.

O indicador IG-SEST é uma inovação desenvolvida pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), que visa trazer maior efetividade e transparência no acompanhamento das boas práticas de governança pelas estatais federais de controle direto. Consequentemente o indicador traz benefícios à sociedade, com a melhoria da prestação de serviços e atendimento e também resultados favoráveis à economia nacional.