Um ônibus movido a eletricidade e etanol. Esse é o novo projeto de mobilidade urbana de Furnas, que inclui outros dois veículos já desenvolvidos em parceria com a COPPE UFRJ: um movido a eletricidade e hidrogênio e outro 100% a energia elétrica.

A apresentação do protótipo de veículo híbrido aconteceu no último dia 9, em Brasília, durante o seminário internacional de Eletromobilidade Aplicada ao Transporte Público por Ônibus: Desafios, Benefícios e Oportunidades. Na ocasião, o Diretor de Novos Negócios e de Participações de Furnas, Claudio Semprine, comentou sobre as pretensões da companhia. “O maior desafio de Furnas é o desenvolvimento tecnológico. Nascemos para fomentar a tecnologia no país”, afirmou.

O evento foi uma iniciativa dos ministérios das Cidades e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), com a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit. O objetivo é ampliar e fortalecer conhecimentos, além de aprimorar a capacidade técnica para compartilhar soluções em eletromobilidade nas cidades.

Segundo a empresa, o custo inicial do projeto foi de R$ 1,5 milhão e um dos diferenciais deste ônibus é a condição do sistema de passar da etapa inicial (cabeça de série) para tornar-se um lote pioneiro (pronto para circulação), com produção em escala.

“Hoje acreditamos que o veículo híbrido a etanol teria capacidade de quebrar o paradigma e entrar no mercado. Um fator facilitador é que a cadeia produtiva do etanol já existe e está consolidada”, explicou Nelson de Araújo dos Santos, gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Furnas.

O ônibus possui 13 metros, piso totalmente baixo, ar-condicionado e três portas para corredor expresso, além de suspensão a ar e autonomia de 400 km para um ciclo urbano. A capacidade de abastecimento de 300 litros de etanol, com conexão bidirecional à rede elétrica, também reforça o conceito do protótipo, que permitirá boas performances com autonomia.

Além desta apresentação, os representantes de Furnas detalharam outros projetos da companhia regulados pela Aneel e relacionados ao tema mobilidade, ambos com tração elétrica: o PD-0394-1250 de 2012, sobre o desenvolvimento e testes de ônibus urbanos, e o PD-0394-1249, também de 2012, sobre Desenvolvimento e Testes de Embarcações.

Outros dois veículos, também concebidos pelo Laboratório de Hidrogênio da Coppe, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) já tinham sido apresentados: o ônibus movido a eletricidade e hidrogênio, que circula no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e o ônibus 100% elétrico, já pronto, com previsão de início de testes com passageiros também na universidade.