Furnas fará Simpósio para debater conservação da biodiversidade

Evento aberto à comunidade celebrará o Dia Mundial do Meio Ambiente, reunindo biólogos e outros profissionais da área para discutir os desafios e perspectivas da manutenção da biodiversidade. Inscrições são gratuitas e estão abertas até 29 de maio

Como forma de homenagear o Dia Mundial do Meio Ambiente, Furnas irá promover um encontro para debater os desafios e perspectivas sobre a conservação da biodiversidade no planeta. O Simpósio “Conservação da Biodiversidade – Desafios e novas Perspectivas” acontece dia 4 de junho no auditório do Bloco B da empresa, e contará com a presença de representantes da própria empresa, assim como do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da UFRJ, entre outros. O encontro é aberto à sociedade, estudantes e profissionais da área, com inscrições gratuitas até o dia 29 de maio, por e-mail.

Entre os temas que serão debatidos estão a evolução das demandas de mitigação do impacto ambiental à fauna, estratégias de conservação a curto e longo prazo, meios de conservação e projetos de proteção da Fauna Silvestre, sobretudo com atenção especial às espécies do mico leão dourado, gavião real e peixes do rio Paraíba do Sul.  “O foco do evento é aprofundar as informações para a tomada de decisões de projetos futuros, visando uma atuação responsável com o meio ambiente, que é um bem comum a toda a população”, explicou o biólogo de Furnas, Adriano Rodrigues Lagos, um dos organizadores do Simpósio.

O evento surgiu a partir das demandas recentes sobre conservação recebidas pela companhia durante os processos de licenciamento ambiental de seus empreendimentos. “Nossa intenção é trazer a comunidade científica para dentro da empresa e desenvolver um consenso técnico-científico na busca de excelência no que diz respeito à preservação ambiental”, ressaltou Fernando Vieira Machado, também biólogo da concessionária.