Concebido no final de 2017 para promover eficiência energética ao mercado consumidor, o Programa Bônus Motor da Celesc já realizou a troca de 709 motores elétricos obsoletos por outros mais modernos e eficientes, adquiridos com até 40% de desconto. Essas substituições aconteceram em 38 empresas, representando uma economia aproximada de 5.975 MWh por ano, equivalente ao consumo de 2,5 mil residências no mesmo período.

O projeto integra o Programa de Eficiência Energética Celesc/Aneel e é executado pela WEG, com investimentos já realizados na ordem de R$ 7,6 milhões. Além das trocas já efetuadas, a iniciativa ainda prevê mais 1.705 motores a serem substituídos.

Segundo a concessionária, o grande diferencial deste Programa é que o desconto acontece no ato da compra, não dependendo de reembolso. A previsão é de que se movimente mais de R$ 21 milhões na economia do estado, gerando uma economia total de energia de 19.249 MWh. Empresas interessadas ainda podem aderir ao bônus por meio de inscrição no site da empresa. A aprovação acontece por ordem de chegada.