A Cemig fechou a contratação de 431,49 MW médios de energia por meio de um Leilão de Compra de Energia Incentivada Solar e Eólica promovido pela própria empresa e realizado na última quarta-feira, 6 de junho. Os contratos terão início de fornecimento em janeiro de 2022 e duração de 20 anos. Segundo comunicado da empresa, os empreendimentos vencedores do certame totalizam 1.240 MW de capacidade instalada.
De acordo com a empresa, a contratação aprimorou as condições de renovação de contratos com seus clientes, bem como está apta a ampliar a sua participação de mercado. A empresa não revelou os nomes das empresas compradoras, os valores negociados nessas transações nem mesmo a divisão dessa capacidade contratada por fonte.
No final de maio, em evento anual da companhia, o diretor Comercial da Cemig, Dimas Costa, afirmou apostava no sucesso do leilão e que a meta era a de aproveitar a sobre oferta de projetos verificadas nos últimos leilões de geração para comprar energia incentivada e vender no mercado livre.