A agência de classificação de risco Fitch atribuiu na última quinta-feira, 14 de junho, o Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(exp)(bra)’, com perspectiva estável, à proposta de segunda emissão de debêntures da Verde 08 Energia S.A. A transação, no montante de R$ 140 milhões, será emitida em séria única, com vencimento em 2025.

Segundo a Fitch, o rating reflete a qualidade de crédito da acionista e garantidora da Verde 08, a Alupar Investimento, avaliada pela Fitch com Rating Nacional de Longo Prazo ‘AAA(bra)’- perspectiva estável.

“A acionista garante o total pagamento de principal e juros das debêntures até o vencimento final, em julho de 2025. Além disso, a emissão terá cláusulas de vencimento antecipado relacionadas a um eventual pedido de recuperação judicial ou falência da acionista”, escreveu a agência em relatório divulgado a imprensa.

A Fitch informou ainda também que não recebeu do emissor informações suficientes para formar uma opinião sobre a qualidade de crédito da proposta de emissão sem considerar a existência de garantia.

A Verde 8 é uma sociedade de propósito específico (SPE) totalmente controlada pela Alupar e constituída em 2013 para operar uma pequena central hidrelétrica localizada na bacia do rio Paraná, em Goiás.

O projeto tem capacidade instalada de 30 MW e está em fase pré-operacional. O avanço físico da obra era de 93,54% e o financeiro, de 87,08%, em maio de 2018. Em 4 de junho de 2018, a Aneel autorizou o projeto a operar sua primeira unidade geradora, com capacidade instalada de 9,5 MW. A estimativa para o início de operação da capacidade total é final de julho de 2018, quando o projeto poderá fazer parte do Mecanismo de Realocação de Energia (MRE).