A multinacional GE entregou três turbinas a gás 7HA.02 e três geradores na usina Porto de Sergipe I, no município de Barra dos Coqueiros (SE). A companhia é a responsável por fornecer toda a ilha de energia, bem como equipamentos para balanço da planta, torres de resfriamento, fundações de estradas e edifícios.
Quando concluída, a planta de propriedade da Centrais Elétricas de Sergipe terá capacidade instala de 1.516 MW, considerada a maior usina a gás do país. A GE destacou que a tecnologia 7HA desempenhará um importante papel ao permitir uma
resposta rápida às flutuações na demanda da rede.
Esta tecnologia pode elevar a produção e a eficiência das turbinas a gás GT13E2 existentes. Entre os benefícios reduzir os requisitos de refrigeração dos componentes em até 25%, aumentar a produção até 21 MW em uma configuração de ciclo combinado, alcançar eficiência adicional de até 1,6% em uma configuração de ciclo combinado. E ainda, entregar intervalos de manutenção de até 48 mil horas.
O novo MXL2 com tecnologia aditiva pode ajudar os produtores de energia de usinas de gás a economizar até US$ 2 milhões em combustível anualmente. Além de possibilitar uma receita adicional de até US$ 3 milhões por ano. Isso reforça o compromisso da GE em manter o seu portfolio maduro e competitivo no atual mercado. De acordo com a empresa, a turbina a gás HA registrou a 26ª unidade entrando em operação comercial.