O jornalista especializado em energia elétrica Ben Backwell é o novo executivo chefe do Global Wind Energy Council (GWEC), associação que representa o setor de energia eólica no mundo. Ele substitui Steve Sawyer, que se juntou ao GWEC ainda em 2007, como secretário geral.  Sawyer continuará seu trabalho na associação como assessor de políticas.

“Estamos muito satisfeitos por Ben se juntar a nós como novo CEO da GWEC”, diz Morten Dyrholm, presidente do GWEC e vice-presidente sênior de marketing, comunicações e relações públicas da Vestas Wind Systems. “Ele trará sólidos conhecimentos da indústria, perspicácia comercial e experiência em comunicação e assuntos públicos para o papel.”

Ele acrescenta: “Somos extremamente gratos a Steve Sawyer, que desempenhou um papel importante no sucesso do GWEC e do setor eólico global nos últimos 11 anos. Estamos satisfeitos por continuarmos a contar com o conhecimento de Steve. e rede em sua nova função como Senior Policy Advisor “.

Backwell trabalhou como jornalista e analista por 20 anos, cobrindo política de energia, mercados e grandes empresas de energia na Europa, EUA, Venezuela, Brasil, Argentina e outros países. Ele vem da consultoria FTI Consulting, onde era diretor administrativo de Clean Energy Practice. Backwell é estrategista líder no setor de energia renovável e assessorou muitas das principais empresas de tecnologia, concessionárias de serviços públicos, desenvolvedores e instituições financeiras.

“A indústria eólica tem visto um crescimento fenomenal nos últimos 10 anos e está bem posicionada para consolidar sua posição como uma das principais fontes de energia do mundo, fornecendo energia limpa e econômica para a era digital”, diz Backwell.

“No entanto, o setor eólico terá que enfrentar uma série de desafios de mercado, regulatórios, políticos e tecnológicos nos próximos anos. Nesse contexto, o GWEC precisará desempenhar um papel central para ajudar o setor e os membros da organização a alcançar seus objetivos. ”

Durante o período do mandato de Steve, as instalações eólicas globais cresceram de 74GW para 539 GW. “Quero trabalhar com os membros do Steve e do GWEC para garantir que a próxima década tenha um crescimento ainda maior”, diz Backwell.