Siemens apresenta sistema digital para área de energia distribuída no país

Soluções digital billing e Operação e Manutenção são direcionadas à gestão inteligente de energia

A Siemens irá fornecer serviços digitais para a holding brasileira Athon Energia, contemplando soluções inovadoras de digital billing e Operação e Manutenção (O&M) direcionadas à gestão inteligente de energia. A Carta de Intenção foi assinada na última quarta-feira, 20 de junho, durante a Intersolar Europe, em Munique, na Alemanha.

O acordo prevê o fornecimento do chamado Full digital service package (em português, pacote de serviços digitais), tecnologia desenvolvida para combater possíveis falhas na apuração da produção e consumo de energia, além de evitar deslocamentos desnecessários de equipes técnicas, já que possibilita o serviço de monitoramento constante da geração e usa medidores inteligentes para também basear-se em conceitos de manutenções preditivas realizadas de forma remota.

De acordo com Guilherme Mattos, diretor da área de Energia Distribuída da Siemens no Brasil, há um mercado potencial enorme a ser explorado no país, tanto pelo potencial energético, como pelo contexto econômico. “As novas regulamentações da Aneel e a previsão do mercado de energia distribuída chegar a R$ 1 bilhão em 5 anos nos levam a ótimas perspectivas. Hoje oferecemos um serviço totalmente customizado. Temos uma equipe preparada para, junto com o cliente, entender e ofertar a melhor solução”, afirmou o executivo.

Ambas soluções compartilham da tecnologia Smart Grid, que utiliza informações e digitalização para possibilitar que o sistema seja mais eficiente, confiável e sustentável. Nesse caso permitirá, por exemplo, que a medição do excedente de energia produzida por uma fonte geradora seja menos passível de erro, já que é monitorada e processada em sistemas inteligentes. De acordo com a regulamentação nº 687 de 2015 da Aneel, o excedente de energia pode gerar créditos, e esses podem ser utilizados para abatimento de contas de energia subsequentes.

Para o setor de energia, um dos objetivos da Siemens é conscientizar as companhias brasileiras sobre o uso sustentável de energia como motor para o desenvolvimento do país. Através de seu know-how, a companhia alemã também visa promover a adoção de práticas e tecnologias de eficiência energética, sempre tendo a digitalização como alavanca chave para reduzir os gargalos de energia e aumentar a eficiência e competitividade.