A Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) firmou um acordo com a Toshiba Infrastructure Systems & Solutions Corporation e a Sojitz Corporation para o desenvolvimento de baterias de Lítio com anodos de óxidos mistos de Nióbio e Titânio (NTO).

O contrato assinado pela companhia brasileira com a gigante japonesa garante um aporte de U$7,2 milhões para a construção de uma linha de produção piloto para uma nova geração de baterias que se caracterizam pela alta densidade energética e recarga ultra rápida, duas demandas atuais da indústria automotiva diante da procura cada vez maior por veículos elétricos que usam baterias recarregáveis.

Segundo a empresa, a aplicação do Nióbio na tecnologia viabiliza baterias mais seguras e duráveis e com tempos recordes de recarga. Além disso, a nova bateria poderá armazenar o dobro do volume de Lítio em relação aos modelos convencionais, que utilizam ânodos com grafite, o que significa uma maior capacidade em estocar energia.

A parceria define o início da produção em pequena escala, sendo esta a última etapa do desenvolvimento tecnológico antes da produção em ritmo industrial. Neste projeto, a Toshiba também informou ter a intenção de estabelecer uma rede de suprimento de materiais e iniciar a comercialização dessa nova geração de baterias no começo de 2020.