A Enel divulgou nesta terça-feira, 26 de junho, que fará uma operação de Adiamento para futuro aumento de capital (AFAC) de R$ 900 milhões para a Eletropaulo (SP). A operação está inserida dentro da proposta de aquisição do controle da distribuidora paulista. O valor total do aumento de capital chegará a R$ 1,5 bilhão após a conclusão.
O valor total do aporte depende de procedimentos legais, societários e regulatórios ainda em trâmite. Em contrapartida à capitalização do AFAC, a Eletropaulo deverá emitir ações ordinárias, a serem subscritas e integralizadas pela Enel, respeitando o direto de preferência dos acionistas minoritários.
A Enel afirmou que os recursos se fazem necessários para a realização de investimentos, redução de endividamento, entre outros pontos. A Enel recebeu também nesta terça-feira, 26, a aprovação do pedido de anuência prévia da Agência Nacional de Energia Elétrica para aquisição da Eletropaulo. O despacho da Superintendência de Fiscalização Econômica e Financeira da Aneel foi publicado no Diário Oficial da União.