O Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) para o período entre 30 de junho a 6 de julho permaneceu no teto de R$ 505,18/MWh no Sudeste, Sul, Nordeste e Norte. A manutenção da previsão de afluências abaixo da média é a responsável pela manutenção do preço máximo em todos os submercados, justificou a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O PLD é o indicar de preço da energia no mercado à vista.

Para a primeira semana de julho, são previstas afluências em torno de 71% da média para o Sistema Interligado Nacional (SIN), sendo 76% no Sudeste, 71% no Sul, 38% no Nordeste e 77% no Norte.

A expectativa é de que a carga fique cerca de 780 MV médios mais baixa, com redução esperada nos submercados do Sudeste (- 290 MW médios), Sul (- 155 MW médios), Nordeste (- 325 MV médios) e Norte (- 10 MW médios).

Os níveis dos reservatórios do SIN ficaram cerca de 30 MW médios mais altos em relação ao esperado, com redução apenas no Sudeste (- 400 MW médios). Os níveis estão mais altos nos submercados do Sul (+ 120 MW médios), Nordeste (+ 50 MW médios) e Norte (+ 260 MW médios).

O fator de ajuste do Mecanismos de Realocação de Energia (MRE) para julho está estimado em 61,3%. Isso significa que a CCEE estima que 38,7% da energia hidrelétrica programada para o período não deve ser entregue. A previsão de Encargos de Serviços do Sistema (ESS) para este mês é de R$ 29 milhões.