A Engie concluiu a compra de 50% das ações ainda não detidas na Engie Geração Solar Distribuída (EBE), informou a companhia em comunicado ao mercado nesta quarta-feira, 4 de julho. O valor do negócio não foi revelado, porém a empresa informou que a operação não constitui em investimento relevante, razão pela qual não será submetida à ratificação de acionistas em assembleia geral, sendo que o fechamento da operação está sujeito à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

“O ingresso da EBE no segmento de geração solar distribuída em 2016 representou um passo estratégico fundamental à inserção da companhia no contexto da transição energética e a ampliação do investimento é uma forma da companhia reafirmar sua atuação no segmento, contribuindo para uma matriz energética mais dinâmica e próxima do consumidor final”, escreveu em nota.

No primeiro trimestre de 2018, a Engie Geração Solar Distribuída instalou 260 sistemas, com capacidade instalada de 1.219 kWp, um crescimento de 25,9% quando comparado ao 1T17, que foi de 968 kWp instalados, em 56 sistemas. Desde o início de suas operações a Engie Geração Solar Distribuída atingiu o total de 1.788 sistemas, com capacidade instalada de 9.744 kWp, estando presente em 16 estados.

A entrada da empresa franco-belga Engie no mercado de geração distribuída no Brasil foi concretizada após a compra de 50% das ações da Araxá Energia Solar. Na época, o valor investido foi de R$ 24 milhões.