A diretoria da Agência Nacional das Águas estabeleceu as condições de operação do reservatório da Hidrelétrica Foz do Chapecó. As medidas visam garantir o uso múltiplo da água na região para o aproveitamento da usina, situada na bacia do rio Uruguai, e para atender também a necessidade do setor turístico do Salto do Yucumã, localizado a jusante da UHE.

De acordo com a Resolução nº49, publicada nesta quarta-feira, 18 de julho, no Diário Oficial da União, serão considerados períodos de baixo volume aqueles em que as afluências médias diárias forem iguais ou inferiores a 1.000 m³/s, devendo a descarga do reservatório ser mantida igual ou abaixo desse valor entre 12h de sexta-feira até 12h de cada domingo.

Caso seja necessário operar a barragem para controle de cheias, elevando a vazão defluente acima da máxima prevista para o período, o agente responsável pela operação deverá informar imediatamente à Secretaria de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Rio Grande do Sul e à ANA.