Furnas entrega LT no Espírito Santo

Sistema Mascarenhas-Linhares inclui mais de 94 Km de rede nova de transmissão, que aumentará a qualidade do suprimento de energia para o norte do Espírito Santo

A Linha de Transmissão Mascarenhas-Linhares (230 kV) e as subestações associadas ao empreendimento entraram em operação comercial no estado do Espírito Santo. O sistema inclui a construção de uma linha de 94,69 quilômetros de extensão, a ampliação da Subestação Mascarenhas, controlada pela ISA CTEEP, e a construção da Subestação Linhares (ES), de posse de Furnas.

A iniciativa contou com um aporte total de R$ 87 milhões e faz parte do Contrato de Concessão firmado entre Furnas e Aneel, objeto do Leilão nº 5 de 2009, Lote E. A nova LT perpassa os municípios de Baixo Guandu (8 km), Colatina (31 km), Marilândia (20 km) e Linhares (35,69 km), contribuindo significativamente para melhorar o atendimento às cargas da região norte do ES.

Os estudos desenvolvidos no Plano Decenal de Transmissão, conduzidos pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), indicaram a necessidade de reforços na Rede Básica que atende aos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, tanto em linhas de transmissão quanto em transformações de fronteira, principalmente na região norte do Espírito Santo.

O empreendimento recebeu a Licença Ambiental de Operação nº 82 de 2018 da Secretaria de Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEAMA) e do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA) em 12 de junho, e foi implantado em conformidade com as Normas Regulamentares de Segurança do Trabalho. O pico das obras da LT e das SE’s envolvidas contou com aproximadamente 750 trabalhadores, sem registro de qualquer ocorrência de acidente.