Para acompanhar o crescimento da cidade modelo de Castanhal e ajudar a suprir o aumento do consumo de energia na região, a Celpa irá inaugurar uma nova subestação no município, localizado no nordeste do Pará. A previsão para término das obras é para o final de 2018.  No total, cerca de 79 mil famílias deverão ser beneficiadas em Castanhal, Inhangapi, São Francisco do Pará e parte da área rural de Igarapé Açu e Santa Izabel do Pará, com um fornecimento de energia elétrica acima dos padrões ideais, como informou a companhia.

Através de um aporte de aproximadamente R$ 9,8 milhões, o empreendimento contará com sete alimentadores, o que dará um grande reforço à outra subestação já existente em Castanhal. Para o executivo da área de Relacionamento com o cliente da Celpa, Alexandro Freitas, obras desse porte incentivam ainda mais o crescimento da região: “Energia de qualidade significa crescimento socioeconômico, pois teremos a possibilidade da implantação de empresas e por consequência aumento de empregos, além de proporcionarmos bem-estar para a população”, explicou.

Quando finalizada, a nova SE de Castanhal irá entrar em operação com uma das tecnologias mais avançadas para o segmento: um sistema automático para recomposição em casos de imprevistos. O Sistema de comunicação também é otimizado e ocorre em alta velocidade por meio de fibra ótica, com monitoramento 24 horas direto do Centro de Operações Integradas da Celpa. Outro ponto importante é a garantia da entrada do sistema de medição operacional da subestação, que irá ajudar no controle de demanda e combate às perdas de energia.