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O serviço de car sharing de veículos elétricos Vamo, oferecido em Fortaleza (CE) desde setembro de 2016, alcançou a marca de 2.600 viagens, 60 mil quilômetros rodados e um cadastro de 500 usuários ativos. Vamo é a sigla para Veículos Alternativos para Mobilidade. Por mês, são cerca de 200 viagens. De acordo com Sued Lacerda, engenheiro da Prefeitura de Fortaleza, apesar do número parecer tímido, as marcas mostram consolidação do serviço, que é feito por 20 veículos e operado pela Serttel. “Durante essa jornada, o Vamo acabou atingindo a sua maturidade”, afirma. O engenheiro participou na última terça-feira, 31 de julho, de workshop sobre mobilidade elétrica promovido pela agência de cooperação técnica alemã GIZ,  em São Paulo (SP).

Lacerda conta que houve uma preocupação com a absorção do conceito do carro elétrico e do compartilhamento de carros por parte dos consumidores do serviço. Segundo ele, foi necessário que o projeto fosse implantado em duas etapas. Na primeira, havia um número de estações reduzidas de modo que a prefeitura pudesse monitorar a operação e sanar dúvidas que iam de como usar o aplicativo, efetuar a devolução do carro ou mesmo de como dirigir um carro elétrico automático. Ao fim dessa etapa, uma pesquisa constatou que 97% dos usuários não tinham dúvida na operação. “A gente considerou isso como um problema vencido e deu toda a liberdade para a gente tocar o restante do projeto e concluir as outras estações do sistema”, observa.

O perfil do usuário é de idade de 25 a 44 anos, com mais de 70% inserido nessa faixa. 80% dos usuários são homens e pelo menos a metade dos ‘compartilhadores’ possui curso superior. Da frota de 20 veículos, 15 são do modelo compacto da chinesa Zhidou EEC L7e-80, que cabe dois passageiros, enquanto o restante é do e6 da também chinesa BYD, mas com capacidade para cinco passageiros e com autonomia maior. A opção por dois tipos de carros foi para cobrir vários tipos de usos, tanto individuais quanto coletivos.

O Vamo é cobrado por faixas de preços para ficar entre a tarifa de um táxi ou carro comum e a de uma diária de aluguel de carro. São R$ 15 por meia hora; R$ 20 de meia hora a uma hora; R$ 30 de uma a duas horas e R$ 35 de duas a três horas. Recentemente, o Institute for Transportation and Development Policy concedeu o Prêmio de Transporte Sustentável, para a prefeitura de Fortaleza. Desde 2014, a prefeitura tem investido em ações para fortalecer o transporte ativo e sustentável pela capital cearense.

Ainda de acordo com Sued Lacerda, uma eventual expansão do serviço de compartilhamento de carros elétricos está no radar da prefeitura. Porém ela viria apenas por meio de expansão física do sistema. A dependência de patrocínio para funcionar limita os planos. A operadora de planos de saúde Hapvida é a patrocinadora do projeto. “Sem dúvida está na agenda expandir o Vamo”, conclui.

*O repórter viajou a convite da GIZ