A Cosern deflagrou uma operação de fiscalização para combater furtos e fraudes de energia elétrica no comércio e na indústria potiguares. Ao todo já foram inspecionados remotamente e por equipes de campo 28 mil mercadinhos, hotéis, pousadas, fábricas de gelo, salões de beleza e outros tipos de estabelecimentos em todo estado, tendo sido constatadas 3.200 irregularidades.
Os empresários e comerciantes tinham conseguido desviar nos últimos quatro meses cerca de 10 GWh de energia, quantidade suficiente para atender um município com mais de 30 mil unidades consumidoras durante um mês – como, por exemplo, Macaíba, na Grande Natal.
Batizada de “Varredura”, a ação empreendeu inspeções em Pipa, São Miguel do Gostoso, Barra de Cunhaú, Baía Formosa e Caicó. Atualmente, a operação da companhia está investigando clientes da Grande Natal com histórico de consumo elevado que, repentinamente, tem o valor da conta reduzido sem qualquer justificativa. Nos próximos dias, a operação vai chegar a outras regiões do estado, além de seguir atenta às cidades pelas quais as equipes já passaram.
Financeiramente, os desvios registrados nos últimos quatro meses e recuperados pela empresa são da ordem aproximada de R$ 4 milhões. Caso não fosse identificado, esse prejuízo seria dividido por todos os consumidores no reajuste tarifário homologado pela Aneel anualmente.