A geração de energia no Sistema Elétrico Nacional em julho alcançou 61.560 MW médios, índice 3,8% superior à produção registrada no mesmo período do ano passado, quando todas as usinas em operação no país entregaram 59.323 MW médios. O desempenho positivo foi graças a maior produção das fontes eólica e térmicas, segundo informações preliminares divulgadas nesta sexta-feira, 3 de agosto, pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Destaque para as usinas movidas pela força dos ventos, que produziram em julho 6.819 MW médios, crescimento de 24,1% na comparação anual. A geração das térmicas também cresceu (+6,5%), índice explicado principalmente pelo aumento na produção das usinas a carvão mineral (+29,4%) e a biomassa (+7,8%).

O desempenho das usinas térmicas e eólicas não foi acompanhado pela produção das usinas hidráulicas, incluindo as pequenas centrais, que geraram 38.460 MW médios. O montante é 0,9% inferior ao registrado no mesmo período de 2017, quando as usinas da fonte entregaram 38.815 MW médios ao sistema.

As informações constam no boletim InfoMercado Semanal Dinâmico, que traz dados prévios de geração e consumo de energia, além da posição contratual líquida atual dos consumidores livres e especiais.