fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Como forma de acompanhar o avanço da indústria no Brasil, a Mitsubishi Electric tem investido em eficiência energética para atender às demandas e metas de redução de consumo energético de indústrias e empresas, que buscam cada vez mais por alternativas que otimizem suas produções e custos.
O foco da multinacional é fornecer equipamentos para industrias automotivas, alimentícias, de autopeças e para o setor químico, a fim de que essas corporações possam trabalhar da forma mais eficaz possível os seus consumos de energia. São dispositivos que facilitam a medição, coleta e análise de dados de consumo, consolidando uma solução de visualização capaz de aprimorar iniciativas de economia, aumento de produtividade e redução dos gastos.
“Nosso produto parte com eficiência desde sua concepção, sendo criado para consumir menos ou para que o cliente o utilize para reduzir o consumo em sua planta. Não é uma solução gourmetizada ou maquiada para isso, mas já projetada para essa função”, definiu o Gerente de Marketing da Mitsubishi Electric do Brasil, Hélio Sugimura.
A empresa começou a investir nesses equipamentos a partir de 2014, ano de severa crise hídrica e aumento das tarifas de energia, fatores que impulsionaram ainda mais a busca por alternativas do tipo. Trata-se de um desafio pertinente, corroborado ainda pelos números atuais da Abesco, que indicam um potencial de redução de quase 10% no consumo de energia industrial em todo o país.
Uma dessas soluções são os inversores de frequência, dispositivos que variam e controlam a velocidade de equipamentos como motores, bombas ou ventilação industrial, podendo proporcionar uma economia de até 50% na conta de energia, num investimento com retorno financeiro em sete meses, segundo a companhia.
Outro exemplo são os multimedidores de energia, que permitem a visualização do consumo detalhado por setor. “o passo inicial para entender o consumo em uma instalação é identificando os principais vilões. Assim podemos criar um plano de ação baseado no histórico de dados coletados”, afirmou Pedro Okuhara, especialista de produto e aplicação da Mitsubishi Electric do Brasil.
A partir dos dados obtidos pelo equipamento, é possível fazer o rateio de consumo entre os setores da fábrica, possibilitando que cada unidade de produção saiba quanto está realmente consumindo e assim dimensionar medidas. Além disso, aumentando o número de pontos de medição dentro do processo, é possível criar indicadores específicos, como um índice de consumo por produto produzido, valor que pode ser comparado entre outras fábricas da mesma empresa e, assim, ajudar a atingir máxima eficiência.
Para o Gerente de Marketing Hélio Sugimura, a questão da eficiência nas empresas passa pelo conhecimento não só de seus consumos energéticos, mas também pela produção: “Não adianta reduzir em 20% o consumo de eletricidade em um mês se a fábrica teve uma parada e a produção caiu pela metade. Agora se ela elevou o uso da energia em 10% mas ao mesmo tempo dobrou o turno de produção, então podemos dizer que foi eficiente”, assinalou o gerente.
A ideia é de que há uma especificidade para cada caso e indústria em questão, onde a efetividade do produto depende de como está dimensionado o processo produtivo de cada cliente, com o sistema de bombeamento, o compressor e a ventilação. “Fizemos um investimento para colocar essas soluções em testes para convencer as empresas e fechar a compra. Utilizamos essa estratégia como prova para entrar nesse mercado”, contou Sugimura.
Dentro do portfólio de automação industrial, a multinacional japonesa também oferece uma solução completa de baixa tensão, lançada recentemente no mercado nacional. A linha de produtos é versátil, incluindo disjuntores até 6300A com medição e comunicação, que facilitam a gestão de energia, além de contatores eletromagnéticos, utilizados para controlar ferramentas de máquinas e aparelhos de ar condicionado.
A companhia trabalha com dois canais para a indústria: o fornecimento de equipamentos por redes de distribuição, onde o hardware é comprado e vendido para um cliente final; e o de integração com o sistema, onde o produto da Mitshubishi Eletric e de outras marcas é montado por uma empresa, que entrega uma solução de automação para o consumidor final.
“Trazer eficiência energética para as empresas é uma missão global da Mitsubishi Electric. Trabalhamos com uma ampla gama de produtos e serviços para que as empresas possam proporcionar um futuro cada vez mais sustentável, desenvolvendo soluções com produtos eficientes e inteligentes”, declarou Pedro Okuhara.