A Enel Distribuição Rio inaugurou na última quarta-feira, 15 de agosto, obras de eficiência energética nos prédios da Policlínica Militar do Exército e no 3º Grupamento de Bombeiros Militar, ambos no Centro de Niterói (RJ). A distribuidora instalou sistemas de microgeração de energia solar nas unidades e substituiu cerca de 1.300 lâmpadas comuns por LED, mais eficientes e econômicas. A iniciativa possibilitará a redução de cerca de 40% do consumo de energia do GBM e de 11% da Policlínica. Os investimentos nos dois projetos alcançam R$ 465 mil, através de verba do Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição Rio.

Os prédios do 3º GBM e da Policlínica Militar de Niterói receberam um sistema solar com 12 painéis solares cada, que vão gerar 5,7 MWh de energia por ano. Além disso, serão substituídas cerca de 900 lâmpadas na Policlínica e 420 no 3º GBM.  As lâmpadas LED são mais eficientes e consomem menos energia. As obras tiveram início em janeiro deste ano.

Para Odailton Arruda, responsável de Eficiência Energética da Enel no Brasil, é motivo de orgulho para a empresa inaugurar os projetos de eficiência energética nas unidades do Corpo de Bombeiros e do Exército. Segundo ele, a razão principal é que eles mostram a relevância que a sustentabilidade tem para a companhia: agora os dois prédios contam com painéis que geram energia para abastecer parte de suas operações, além de lâmpadas muito mais eficientes e econômicas que as comuns.

O Programa de Eficiência Energética da Enel Distribuição Rio existe desde 1998 e já investiu aproximadamente R$ 250 milhões em 210 projetos com foco no consumo consciente de energia, melhoria das instalações elétricas e ações educacionais.