A Neoenergia iniciou neste mês as obras de ampliação da Subestação Fernão Dias (500 kV), localizada em Atibaia (SP). O empreendimento contará com a implantação de um Compensador Estático de Reativos (CER) -150/+300 MVAr, referente ao lote 20 do leilão 005 de 2016, somando investimentos de R$ 117,5 milhões.

O CER de Fernão Dias é um dos mais modernos e complexos sistema eletrônico de alta potência existente no mercado mundial de transmissão de energia elétrica. A instalação do equipamento, que teve a licença emitida pelo Ibama no final de julho, tem o objetivo de reforçar a estabilidade do escoamento de potência elétrica através do Sistema Interligado Nacional (SIN), do Norte do país até a Região Sudeste.

O gerente de Subestações da área de Transmissão da Neoenergia, Marthos Trott, explicou que a iniciativa permitirá que, em um cenário de carga pesada, a Região Norte/Nordeste exporte cerca de 12.000 MW provenientes do sistema hidrelétrico de Belo Monte para a Região Sudeste, de forma “estável e confiável, levando energia de qualidade para o maior parque industrial do país”.