Os consumidores da distribuidora Força e Luz Coronel Vivida pagarão em média 29,86% em sua conta de energia, em consequência do reajuste tarifário aprovado pela Aneel nesta terça-feira, 21 de agosto. O impacto para os clientes atendidos em baixa tensão será, em média, de 20,64%, enquanto os consumidores conectados em alta tensão terão aumento médio de 43,78%. As novas tarifas serão aplicadas a partir de 26 de agosto.

O aumento expressivo das tarifas da distribuidora é explicado pela variação da tarifa da hidrelétrica de Itaipu, que é cotada em dólar, e pelo agravamento do cenário hidrológico, que gera custos adicionais em razão do aumento da produção de energia térmica.

A Forcel deixou de comprar energia da Copel Distribuição e entrou no rateio direto das cotas de Itaipu, que são divididas proporcionalmente entre as distribuidoras cotistas do Centro-Sul do país. A variação do câmbio nos últimos 12 meses fez com que a empresa assumisse um custo elevado, que foi reconhecido agora nas tarifas.

O aumento do número de clientes da Forcel também impactou o índice, a cota a ser recolhida pela empresa à Conta de Desenvolvimento Energético. A distribuidora atende 7.670 unidades consumidoras no município paranaense de Coronel Vivida.