A ABB foi indicada à 8ª posição na classificação “Change the World” da revista Fortune, um ranking dos principais negócios do mundo que geram um impacto social positivo através de atividades que que integram a estratégia e operação das empresas. O reconhecimento é fruto dos esforços da líder global em carregamento de veículos elétricos em acelerar a adoção deste tipo de transporte de energia limpa.
Ao indicar a multinacional para as dez maiores empresas da quarta classificação anual, a Fortune posicionou a companhia em um grupo de prestígio. Ulrich Spiesshofer, CEO da empresa, afirmou que a classificação da revista é a validação de liderança e do comprometimento da instituição com a mobilidade eletrônica como forma de dissociar o crescimento econômico global das mudanças climáticas. “A ABB está comprometida em colaborar com o desenvolvimento do mundo sem consumir a terra”, declarou Spiesshofer.
O portfólio de mobilidade da companhia inclui soluções de carregamento e energia para trens, ônibus e navios, desenvolvendo carregadores rápidos para veículos, que podem adicionar até 200 quilômetros (quase 125 milhas) de alcance de viagem em apenas 8 minutos.
“À medida que os veículos elétricos se tornaram mais populares”, escreveu a Fortune, “a ABB instalou mais de 7 mil estações de carregamento rápido em todo o mundo – economizando cerca de 2 milhões de galões de gasolina nos últimos sete anos. O negócio de carregamento registrou dois dígitos no crescimento da receita anual de 2015. Em seguida: um plano com a Electrify America para disponibilizar centenas de estações de carregamento nos EUA, no próximo ano”.
Os critérios da publicação para a classificação incluem o grau de inovação das tecnologias de uma empresa, os benefícios para a lucratividade e o valor para o acionista decorrentes do impacto social positivo. No segundo trimestre, a ABB apresentou 30% de crescimento ao ano em lucro líquido, para 681 milhões de dólares, com o aumento da receita para 8.889 bilhões de dólares.
Enel figura na 28ª posição
Pelo terceiro ano, a Enel foi incluída na célebre lista da Fortune, ficando na 28º posição entre as 63 empresas da lista de 2018. O Grupo é a única instituição italiana incluída na edição deste ano.
A revista Fortune enalteceu a companhia pelo seu compromisso contínuo com as fontes renováveis, como evidenciado por seu portfólio de geração de emissões zero, que agora representa mais da metade da produção global do Grupo (51%). Além disso, o ranking destacou a estratégia Open Power da Enel, que tem o papel de promotora de “tecnologia verde e tática com seus muitos parceiros ao redor do mundo”.
O CEO da Enel, Francesco Starace afirmou que a presença na lista reforça o papel do Grupo como “impulsionador de mudança e líder na transição energética global”, lembrando também que a publicação observou como a estratégia Open Power serve como uma plataforma para ajudar a solucionar alguns dos maiores desafios que há hoje no mundo.
“Para aumentar nosso impacto em todas as nossas iniciativas de inovação e sustentabilidade em todo o mundo, estamos trabalhando com uma rede cada vez maior de startups e parceiros industriais e acadêmicos”, ressaltou o executivo, lembrando que por meio dos oito Hubs de inovação da empresa, 147 projetos foram lançados com startups, 39 dos quais já foram ampliados para a fase de implantação industrial nos últimos três anos.
A lista “Change the World” foi criada pela Fortune há quatro anos a fim de salientar sua crença de que o capitalismo deve ser celebrado por seu poder “de fazer bem fazendo o bem”. A Fortune inicia o processo com uma chamada pública para indicações de empresas, organizações acadêmicas e sem fins lucrativos em todo o mundo em parceria com, entre outras, a FSG, uma empresa de consultoria de impacto social sem fins lucrativos e a Shared Value Initiative, uma plataforma global para organizações em busca de soluções de negócios para desafios sociais.