Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Plano Nacional de Energia 2050 deverá entrar em consulta pública em fevereiro de 2019, disse o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Reive Barros, durante evento em São Paulo, nesta quarta-feira, 29 de agosto. O governo tinha a expectativa de publicar esse documento ainda neste ano, plano que precisou ser adiado.

Barros disse, ainda, que Plano Decenal de Energia (PDE) 2027 deverá ser finalizado em setembro, para em seguida ser submetido ao Ministério de Minas e Energia e colocado em consulta pública. O governo trabalha com a expectativa de publicar a versão final do documento em dezembro deste ano.

“O PDE nós queremos divulgar em dezembro. Uns 30 dias antes vai ter a consulta pública”, disse o executivo da EPE. A consulta pública é um rito necessário que antecede a publicação final. Nesse período, normalmente de 30 dias, a sociedade pode contribuir sugerindo modificações ou questionamentos dos dados.

Enquanto o Plano Decenal de Energia (PDE) traz informações mais concretas sobre a expansão da geração e da transmissão da matriz elétrica, o PNE aponta para cenários de longo prazo com indicações de como deverá se estruturar o sistema elétrico brasileiro no futuro.