A BYD irá fornecer à cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, oito ônibus 100% elétricos BYD D9A com carroceria Caio Millenium. A cerimônia de formalização da compra pela empresa São Miguel, uma das três concessionárias que atuam no Sistema Integrado de Transporte (SIT) da cidade, aconteceu na última terça-feira (28) e contou com a participação de representantes da São Miguel, da Diretoria da BYD e do Prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, dentre outras autoridades.

Os veículos estão sendo produzidos na fábrica da empresa em Campinas, com previsão de entrega para 90 dias. Os chassis 100% elétricos, desenvolvidos para aplicações urbana e rodoviária para carrocerias com até 13,2 metros de comprimento modelo piso alto, possui suspensão pneumática dianteira e traseira, o que proporciona maior conforto aos passageiros.

O modelo dispõe também de freios a disco regenerativos com sistema ABS nas rodas dianteiras e traseiras, proporcionando maior segurança e autonomia ao condutor. Os motores acoplados às rodas têm uma potência de 150 kW, que nos dois eixos somam 300 kW, o equivalente a 420 cavalos de um ônibus a combustão, o que e garante elevado desempenho operacional.

O Vice-Presidente de Vendas da BYD, Vagner Rigon, afirmou que“ o tempo de recarga completa na garagem é de aproximadamente quatro horas e, em média, dependendo das condições operacionais, a autonomia das baterias é em torno de 300 quilômetros”.

A inclusão de ônibus elétricos no rol daqueles utilizados pela São Miguel em Uberlândia, explicou o diretor operacional, André Duarte, marca o início de um projeto da empresa para substituir gradativamente a frota abastecida por combustível fóssil. “Escolhemos a cidade para iniciar essa revolução tecnológica, que já é realidade em outros países, por respeito ao trabalho que o prefeito e a cidade desenvolveram e desenvolvem em prol do transporte público de qualidade”, comentou.

Cumprindo um ciclo totalmente sustentável, os ônibus utilizarão energia 100% limpa e renovável. Isso porque a São Miguel irá construir, em parceria com a multinacional, uma planta de painéis fotovoltaicos para garantir o abastecimento dos ônibus.

A BYD proporciona aos seus clientes um pacote completo em estrutura de eletrificação, garantindo energia limpa, econômica e de fonte renovável. O modelo de negócio consiste na construção de uma usina solar para geração de energia limpa, que será enviada para a rede elétrica. Esta energia é direcionada para o cliente, que ao adquirir sua frota de veículos elétricos (ônibus, caminhões, automóveis e vans) ou soluções logísticas (empilhadeiras, paleteiras e rebocadores) poderá abastece-los por meio dos carregadores BYD, tendo um preço de energia menor do que o oferecido pelo mercado cativo. Com este valor de energia, o custo operacional dos veículos elétricos é reduzido drasticamente.