A GE finalizou um projeto de atualização de uma turbina a gás da Mitsubishi modelo M501F e outros componentes a vapor na planta de Tuxpan, no México. A companhia aponta que obteve um aumento de geração de 9,2% e elevação da eficiência de 2,9%. Outro resultado obtido foi o aumento do intervalo para a manutenção da unidade para 32 mil horas para uma usina de 450 MW de capacidade instalada.
De acordo com a empresa norte americana, esse trabalho de atualização é parte de um contrato de 12 anos com base na sua plataforma de serviços Fleet360, cuja meta é oferecer serviços aos geradores por meio de soluções específicas para cada equipamento, independente de seu fabricante. No caso da planta mexicana, informou, as atualizações incluíram novo hardware de turbinas a gás infundido com tecnologia de materiais patenteada da GE e arquitetura aprimorada de componentes do motor. E ainda, manutenção nas turbinas a vapor, aperfeiçoamento dos sistemas geradores e instalação de um sistema de monitoramento de dinâmica de combustão para ajudar na identificação de problemas de combustão antes que eles ocorram.
Essa modalidade de serviços que a divisão Power Services da multinacional foi lançada globalmente em maio em sua sede, na cidade de Baden, Suíça. Na oportunidade a empresa anunciou contratos que já somavam US$ 200 milhões em pedidos.