Ainda que seja uma realidade um pouco distante do Brasil, o setor de veículos elétricos registrou um crescimento nas vendas durante 2017, quando o emplacamento de carros elétricos e híbridos foi três vezes maior do que o ano anterior, saltando de 1.091 para 3.296, segundo dados da Anfavea. Além de econômicos, os motores elétricos ainda configuram uma das soluções mais eficientes para alcançar uma queda significativa de emissão de gases poluentes na atmosfera.

Com intuito de disseminar a cultura da mobilidade elétrica e apresentar suas vantagens ao meio ambiente, São Paulo sediará entre 17 a 19 de setembro, no Transamérica Expo Center, a exposição Veículo Elétrico Latino-Americano, que também conta com uma programação educativa e repleta de experiências dedicada ao público em geral. Serão disponibilizados testes drives com modelos de grandes marcas, como Toyota, Lexus, Volvo, BYD e Renault. Para testar os modelos elétricos e híbridos, os visitantes devem ter idade superior a 18 anos e possuir carteira de habilitação.

Já para quem não estiver habilitado, há outras opções interessantes, como experimentar bicicletas elétricas, diciclos e patinetes. Aos amantes da velocidade, uma pista de kart elétrico será montada para quem gosta de acelerar.

Para fomentar a mobilidade elétrica na cidade de São Paulo, o evento terá algo diferente para o público, um test-flight com quatro modelos de drones. A atração será comandada pela Associação Brasileira de Multirotores (ABM). Também será possível fazer a homologação do próprio drone do visitante que quiser pilotar no local.

Mais do que plataformas elétricas, o público ainda terá a oportunidade de conhecer Lucas Di Grassi, atual campeão de Fórmula E e ex-campeão de Fórmula 1. Além de dar algumas voltas no kart para mostrar um pouco das suas habilidades, o piloto faz uma palestra sobre o mundo automobilístico dos motores verdes e apresentará sua nova linha de bicicletas elétricas, a EDG Niobium e-Bike.

Paralelo à feira, também acontece o Congresso de Mobilidade (C-MOVE), nos dias 17 e 18 de setembro. O Congresso conta com uma programação repleta de conteúdos e palestras voltadas para a discussão da transformação da mobilidade urbana e o papel do veículo elétrico nesta mudança. Entre os palestrantes, a consultoria de tendências McKinsey faz uma apresentação de um estudo inédito do mercado brasileiro.

A entrada do público na Veículo Elétrico Latino-Americano é gratuita mediante credenciamento pelo site oficial do evento. O Congresso está com inscrições abertas até o dia do evento, para consultar a programação, clique aqui.