Com objetivo de promover o debate sobre a participação de grupos sociais em projetos hidrelétricos, a Agência Nacional de Energia Elétrica irá realizar o 1º Workshop “Inventários Hidrelétricos Participativos”, cujo objetivo é entender quais mecanismos podem ampliar a participação de representantes das instituições relacionadas ao meio ambiente, comunidades tradicionais e indígenas, empreendedores, instituições governamentais e do Judiciário no processo de estudos e implantação de empreendimentos hidrelétricos. O evento acontecerá no dia 20 de setembro, na sede da agência. As inscrições online estarão disponíveis até 14 de setembro, com a confirmação sujeita à lotação do auditório.
Segundo a Aneel, o Brasil explora hoje menos de 50% do seu potencial hidráulico, sendo necessário analisar, com a participação de todos os interessados, a maneira mais adequada de viabilizar novas usinas. Neste sentido, o foco do workshop será o aperfeiçoamento das etapas de planejamento e de elaboração de estudos de inventário, fase inicial do processo de expansão hidrelétrica no país.
A matriz elétrica nacional é ambientalmente limpa e aderente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Empreendimentos de geração renovável representam hoje 80% de toda a geração instalada em nosso país. São 107.000 MW instalados em usinas hidrelétricas, mais de 11.000 MW em usinas à biomassa, 13.000 MW em centrais geradoras eólicas e cerca de 1.300 MW de centrais geradoras fotovoltaicas.
O aproveitamento do potencial hídrico brasileiro possibilita o uso múltiplo das águas, com a regularização das vazões dos rios, controle de cheias, irrigação e navegação, dentre outros.