A agência de classificação de risco S&P atribuiu rating ‘brAA+’ na escala nacional à décima quinta emissão de debêntures da Light Serviços de Eletricidade, distribuidora de energia elétrica que atende ao Estado do Rio de Janeiro. A companhia pretende captar até R$ 700 milhões em duas séries, sendo a primeira série com vencimento final em 2025 e a segunda, em 2022. O rating foi atribuído na última quarta-feira, 12 de setembro.
Segundo a S&P, a nota de crédito reflete a expectativa da agência de que a Light apresentará uma melhora gradual em sua geração de caixa nos próximos anos devido ao maior reconhecimento de perdas na parcela não-gerenciável de suas tarifas. “Acreditamos que as pressões de liquidez diminuíram significativamente, uma vez que os vencimentos de 2018 e 2019 já foram refinanciados.”
A emissão contará com garantia firme dos agentes estruturadores no valor de R$ 400 milhões na primeira série e o restante será colocado ao mercado no regime de melhores esforços. Os recursos serão utilizados para realizar investimentos na área de concessão e reforçar a estratégia de alongamento do perfil de sua dívida.