fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
A GNA, subsidiária da Prumo Logística, segue com as obras das térmicas localizadas no Porto do Açu, no Norte do Rio de Janeiro. As UTEs Gás Natural Açu I e II, que somam 3.000 MW, vão demandar investimentos de R$ 8 bilhões até 2022. Movidas a gás GNL, o projeto compreende também um terminal de regaseificação. Em entrevista exclusiva à Agência CanalEnergia durante a Rio Oil & Gas, Guilherme Penteado, diretor de regulação da GNA, elogiou o ritmo de obras e a sinergia dos empreendimentos. “Boa parte da obra feita na UTE GNA I vai ser aproveitada e compartilhada com a UTE GNA II e as obras estão indo bem”, explica.
O canteiro de obras já tem mais de mil funcionários e o pico das obras deve reunir 4.500 funcionários. As duas usinas produzirão energia suficiente para abastecer o equivalente a 5,5% da demanda brasileira. O Porto comporta mais usinas e mesmo sem ter conseguido êxito no último leilão A-6, o fôlego para a expansão da empresa não diminuiu. “Temos a ideia de continuar com expansão, temos mais 3.400 MW de capacidade instalada para implantar e estamos com esses projetos praticamente prontos para serem habilitados no ano que vem e nos próximos anos” avisa.
Além das duas usinas, a região do Norte Fluminense também vai abrigar a UTE Vale Azul (466 MW), em Macaé. Essa usina também foi viabilizada no mesmo leilão de 2017 da UTE GNA II e tem a Shell como uma das investidoras. Segundo o executivo, a importância desse polo termelétrico no estado já foi reconhecida pela Empresa de Pesquisa Energética, que planejou uma linha de transmissão que será leiloada no próximo leilão de LTs, para atender toda a região. A linha de 500 kV vai sair de Campos e vai até Mutum (MG). “Essa LT vai contemplar tanto os projetos que foram vencedores de leilão quanto os outros que vão vir de gás importado e do pré-sal”, aponta.
(Nota da Redação: matéria alterada às 11:26 horas do 26 de setembro de 2018 para inclusão do nome da subsidiária responsável pela térmica)