A  Eletrobras Distribuição Alagoas  vai receber empréstimo de R$ 11,140 milhões da Reserva Global de Reversão para pagamento de diferenças salariais do Plano Bresser aos empregados da empresa. O valor autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica deverá ser deduzido do saldo remanescente de componentes financeiros diferidos pela Aneel no processo tarifário de 2017, que totalizavam no ano passado R$ 113,562 milhões. Esses componentes serão considerados no reajuste de 2018 da companhia.

O financiamento da RGR para pagamentos de diferenças do plano econômico está previsto na Portaria 122, publicada em abril desse ano pelo Ministério de Minas e Energia. A resolução do Programa de Parcerias de Investimentos que aprovou em novembro passado a transferência do controle acionário da Eletrobras nas seis distribuidoras do Norte e do Nordeste  determinou que, no caso da companhia de Alagoas, a publicação do edital estaria condicionada à homologação judicial de acordo relativo ao pagamento das diferenças salariais.

A Ceal é a única distribuidora que ainda não tem data de venda definida, em razão de  uma disputa judicial entre o governo de Alagoas e a União. Outra empresa que ainda não foi privatizada é a Amazonas Energia, cujo leilão está marcado para 25 de outubro. O governo ja vendeu esse ano as empresas do Piauí (Cepisa), Rondonia (Ceron), Roraima (Boa Vista ) e Acre (Eletroacre).