fechados por mês
eventos do CanalEnergia
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Com o final de setembro, a BBCE viu o volume de energia transacionada disparar em sua plataforma. Nos nove meses foram 116 TWh de energia negociada e registrada nas duas plataformas que mantém. Somente no mês passado foram 18.500 GWh em mais de 9.300 contratos, sendo cerca de 7 mil na plataforma de trading e os outros 2.350 na de registro, volume maior que o dobro da média mensal que vem registrando em 2018.
Segundo avaliação do presidente da BBCE, Victor Kodja, é bastante provável que em mais dois meses o volume transacionado pela plataforma seja o equivalente à demanda de energia no estado de São Paulo em todo o ano de 2017. “Até o final do terceiro trimestre já registramos um volume próximo do que foi consumido no estado que tem cerca de 18 milhões de conexões. Considerando que a nossa media este ano estão em mais de 6 mil GWh, em mais dois meses chegamos a essa marca”, comentou ele.
Os números que a plataforma vem apresentando devem-se, segundo Kodja, obviamente à expansão do mercado livre de energia no país, mas principalmente aos investimentos que a plataforma tem feito em tecnologia e facilitação de processos que geram a redução de tempo e de burocracia na hora do trade. Entre essas facilidades estão o aumento da segurança operacional, funcionalidades atribuídas ao longo do tempo como o registro de contratos que deixa o processo mais ágil e atribui mais produtividade às empresas que hoje atuam na BBCE.
“Hoje temos contrato padronizado assinado eletronicamente e com criptografia de 256 bits, é padrão de mercado financeiro”, explicou ele.
Este ano a média de volume transacionado na BBCE deverá ficar em algo próximo a 6.830 MW, uma média bem acima dos cerca de 2 mil MW de 2017. Por conta dessa diferença de transações ele atribui o crescimento não apenas à expansão do mercado livre mas às ferramentas introduzidas pela empresa. Um dos números que justificam esse posicionamento, apontou ele, é que 18% do movimento registrado é de day trade, o que mostra o amadurecimento do segmento em que atua.
“Produtividade e agilidade são duas palavras com significado muito importante para o setor na hora de fechar negócio. Nosso sistema pode ser integrado com qualquer empresa e isso gera a produtividade. Tivemos um caso aqui de um usuário que relatou a economia de cerca de 30% em tempo no backoffice ao atuar conosco”, comemorou ele. “Além disso, a margem de erro é minimizada e sobra mais tempo para prestar mais atenção ao mercado”, acrescentou.