A Taesa comunicou via Fato Relevante que notificou nesta quinta-feira, 4 de outubro, a Eletrobras de que exercerá o seu direito de preferência sobre as SPEs pertencentes ao lote M, objeto do Leilão de SPEs que a estatal promoveu no ultimo dia 27 de setembro, em São Paulo. Essa medida está prevista no edital do leilão e nos termos do disposto nos acordos de acionistas das Transmineiras.
O lote é composto por participações em três ativos de transmissão: 24,5% na Companhia Transirapé de Transmissão (TRANSIRAPÉ), 24% na Companhia Transleste de Transmissão (TRANSLESTE) e 25% da Companhia Transudeste de Transmissão (TRANSUDESTE).
Na disputa tanto a Taesa quanto a Alupar apresentaram por três vezes o valor mínimo de proposta que segundo o edital era de R$ 78.375.909,74. Depois do primeiro empate as empresas deveriam ir para a disputa a viva voz, o que não aconteceu, mantendo assim a proposta original. Segundo as regras do certame, ambas deveria apresentar nova oferta por escrito e assim o fizeram sem alterar o valor inicial que foi o mínimo. Assim foram para a terceira alternativa, o sorteio, evento no qual ficou definido que a Alupar sairia vencedora da disputa.