Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) revisou para cima a previsão de Energias Naturais Afluentes (ENAs) para outubro. A nova previsão aponta para chuvas acima da média histórica no Sul (104%) e abaixo da média para os demais subsistemas: Sudeste (82%), Nordeste (38%) e Norte (60%), mesmo assim uma perspectiva melhor do que a apresentada na semana passada: Sudeste (78%); Sul (64%), Nordeste (43%), Norte (69%).

O ONS também prevê um crescimento da carga nacional de energia para outubro de 1,9% (67.715 MWmed), contra uma previsão da semana anterior de 1,5% (67.426 MWmed). A comparação é feita com base na carga de outubro de 2017.

Os principais responsáveis pela variação positiva são os subsistemas Sudeste (2,4%) e Sul (3,7%). O Norte indica queda de – 1,5% e o Nordeste fica praticamente estável (0,4%).

Com os novos dados, o ONS prevê chegar ao fim de outubro com os reservatórios em 18% no Sudeste, 58,8% no Sul, 24,5% no Nordeste e 30,1% no Norte. As informações constam na primeira revisão do Programa Mensal de Operação (PMO).