Todos os anos, 190 portadores de fissura labiopalatina (FLP), conhecida popularmente como lábio leporino, aparecem Estado do Ceará. Entre 2007 e 2009, uma análise genética dos pacientes feita por uma pesquisa do Centro de Estudos do Genoma Humano da USP, e publicada no American Journal of Medical Genetics, revelou que na cidade de Cariri (CE) a fissura não ocorre de maneira aleatória, mas de acordo com o histórico genético dos indivíduos.
Fernanda Carbonari, coordenadora de programas da Operação Sorriso, explica que a taxa de recorrência da fissura labiopalatina em uma mesma família é maior na região do Cariri do que em outras cidades brasileiras pesquisadas, o que aponta para uma influência de fatores genéticos. “Essa informação foi determinante enquanto estudávamos o melhor local para realizar nossa missão”, comentou.
Com base nestes dados, a CPFL Renováveis, por intermédio do Programa Raízes, pilar Gerações Futuras, aplicou R$ 521.685,07 no Projeto Operação Sorriso, com foco na macrorregião de saúde de Cariri, composta por 44 municípios. Iniciado em maio de 2018, o projeto beneficiará ao todo, direta e indiretamente, 300 pessoas.
Para a gerente de Sustentabilidade Corporativa, Responsabilidade Social e Relações Governamentais da CPFL Renováveis, Christiana Costa, a parceria com a Operação Sorriso no Ceará está alinhada com uma das premissas do Programa Raízes, que é promover qualidade de vida às comunidades onde a empresa atua. “Neste caso específico, além de beneficiar fisicamente essas pessoas que necessitam de intervenção cirúrgica, a missão vem proporcionar o resgate da autoestima, da vida em sociedade, da inclusão social ”, definiu.
O projeto, segundo Christiana, mobiliza uma rede de voluntários médicos e não médicos, capacita profissionais de saúde e realiza parcerias com as Prefeituras, Postos de Saúde, Hospitais, laboratórios, Secretarias Municipais e Estadual do Ceará. “Além de aumentar a conscientização sobre o tema, o investimento suporta o abastecimento de suprimentos específicos utilizados nos programas cirúrgicos e oferece cirurgias reconstrutivas gratuitas, incluindo o tratamento multidisciplinar integrado”, afirmou a gerente.