O Ministério de Minas e Energia confirmou que irá divulgar para Consulta Pública, em seu portal, a minuta que estabelece as diretrizes para realização do Leilão de aquisição de energia e potência elétrica para suprimento e atendimento aos mercados consumidores situados nos Sistemas Isolados de Boa Vista (RR), denominado “Leilão para Suprimento a Boa Vista e Localidades Conectadas”.

O objetivo do leilão é aumentar a produção de energia elétrica por meio de fontes limpas e renováveis em Roraima, onde há predominância de geração termelétrica a óleo diesel. O leilão visa dar robustez ao sistema de geração de energia do estado, com alternativas para soluções ambientais inovadoras, bem como evitar os apagões sucessivos.

As regras previstas na Consulta Pública estimulam o uso misto de fontes e tecnologias, inclusive as de armazenamento. Além disso, o modelo de contratação proposto para o leilão permite a integração com outras soluções que venham a ser implementadas no futuro, como a entrada em operação da Linha de Transmissão Manaus – Boa Vista, bem como a construção da Usina Hidrelétrica de Bem-Querer, em Roraima.

Os interessados em contribuir para o aprimoramento do documento e das Notas Técnicas da Empresa de Pesquisa Energética poderão enviar suas considerações ao MME através do site do ministério, num prazo que se estenderá até 25 de outubro. As informações acima foram publicadas nesta quinta-feira, 11 de outubro no Diário Oficial da União, por meio da portaria nº 425. Mais informações podem ser acessadas aqui