A agência de classificação Fitch Ratings elevou o Rating Nacional de Longo Prazo da segunda emissão de debêntures da Belo Monte Transmissora para ‘AAA(bra)’. A perspectiva da avaliação é Estável.
A elevação da classificação reflete a entrada em operação comercial do projeto em dezembro de 2017, com dois meses de antecedência em relação a sua obrigação contratual, e a performance operacional acima do esperado pela agência desde então. As métricas do projeto já eram compatíveis com o rating atual.
Os Índices de Cobertura do Serviço da Dívida (Debt service Coverage Ratios – DSCRs) mínimo e médio de 1,30 vez e 1,43 vez, respectivamente, no cenário de rating (que inclui estresse de realistic outside cost – ROC de 7,5%) e um múltiplo de ROC de 44,2 vezes, consistentes com o rating atual.
Com base em junho de 2018, a BMTE possuía R$ 105 milhões em contas reservas e conta de pagamento das debêntures. Os custos de O&M do projeto de janeiro a agosto de 2018, cerca de R$ 38,4 milhões, estão em linha com o estimado pela Fitch em seu cenário-base.