Com o objetivo de melhorar a confiabilidade e eficiência da Usina Siderúrgica Presidente Vargas, localizada em Volta Redonda (RJ), a Companhia Siderúrgica Nacional confirmou que irá comprar da GE Power um novo sistema de acionamento para seu empreendimento, que inclui o motor síncrono de 12 MW, um gerador também de 12 MW e um conversor para substituir o equipamento antigo.

O novo conversor, operando a uma frequência de 50 hertz, será usado para fornecer energia para o equipamento já existente, uma vez que as bombas usarão a água de um rio próximo para o processo de aço. A usina, inaugurada nos anos 40, tem capacidade anual de produção de 5,8 milhões de toneladas de aço, sendo também uma das mais antigas de grande porte no Brasil.

O engenheiro sênior de desenvolvimento da CSN, Douglas Gualberto, explicou que a iniciativa parte da necessidade de reforma em uma fábrica construída na década de 40. “Confiamos na tecnologia e na capacidade da GE de fornecer um serviço de atualização que ajudará a manter a fábrica como uma das mais produtivas da região”, comentou.

Segundo Gagan Sood, CEO da Industry, Power e Wind, o negócio de Power Conversion da GE, o novo maquinário elétrico economizará energia na unidade, ajudando a melhorar a eficiência operacional e a confiabilidade do processo de fabricação do aço – como é o caso da siderúrgica da CSN.

“O aço é usado em tudo, desde prédios, carros e eletrodomésticos A ideia é ajudá-los a obter mais produtividade nas próximas décadas”.

Já o presidente e CEO da divisão de negócio de Power Conversion da GE, Azeez Mohammed, destacou a vasta experiência e know-how da empresa no fornecimento de equipamentos elétricos que abastecem as siderúrgicas de todo o mundo. “Continuamos a atender o setor com uma tecnologia mais eficiente em termos de energia e confiável que ajudará nossos clientes a oferecer excelência operacional”, definiu.