Com o objetivo de minimizar os efeitos provocados pelas chuvas sobre o sistema elétrico de Minas Gerais, a Cemig anunciou que foram investidos R$ 751,1 milhões na melhoria e manutenção da rede de distribuição e no atendimento aos consumidores de sua área de concessão. Deste montante, R$ 255,9 milhões foram aplicados apenas na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). No primeiro semestre, também entrou em ação a operação total da Subestação Centro 2, que recebeu aporte no valor de R$ 77 milhões, destinados a atender a expansão da demanda na região centro-sul da capital mineira nos próximos anos.
As equipes do Centro de Operação da Distribuição (COD) e da central de atendimento ao cliente também apresentaram o Plano de Atendimento para o Período Chuvoso na RMBH, com o objetivo de diminuir o número de interrupções e restabelecer o fornecimento de energia no menor tempo possível, reduzindo os transtornos à população e às empresas, durante o período chuvoso, que deve se estender até abril do ano que vem.
Segundo o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto, o próximo verão começará com o fenômeno do El Niño em intensidade moderada. A tendência é que as temperaturas fiquem abaixo da média no Sul de Minas e Zona da Mata, em torno da média Leste de Minas, no Centro e no Triângulo e acima da média no Norte e Oeste de Minas.
Com relação às chuvas, a previsão é que dezembro terá um volume de chuvas maior que o anterior devido à ocorrência de episódios de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), de modo que ficarão acima da média em toda a região Leste e Norte de Minas, enquanto que na Zona da Mata e Sul de Minas ficarão dentro da média. Nas demais regiões mineiras, as chuvas ficarão abaixo da média histórica.
Ações realizadas
De acordo com o superintendente de Relacionamento Comercial com os Clientes da Distribuição, Carlos Augusto Reis de Oliveira, a distribuidora inspecionou cerca de 95% de toda a rede urbana e rural da RMBH, e cerca de 86 mil árvores foram podadas pois estavam em conflito com a rede. As equipes de manutenção fizeram a limpeza de faixa nas redes rurais, numa área superior a um milhão de metros quadrados. Em toda a Região Metropolitana, mais de 14 mil objetos, como taquaras, tênis, entre outros, foram retirados da rede e cerca de 2.500 postes foram substituídos.
A companhia também direcionou R$ 77 milhões para construção da nova subestação BH Centro 2, que já está em plena operação e reforça o fornecimento de energia com qualidade na região central da Capital. “A ampliação da capacidade na RMBH está beneficiando mais de 100 mil consumidores com energia de qualidade e com segurança”, informou o superintendente.
Além de todas essas ações e investimentos diretamente relacionados ao sistema elétrico, a concessionária conta com um serviço de meteorologia, que prevê a ocorrência de tempestades. A partir do alerta meteorológico, é redimensionado o número de atendentes da central de atendimento ao cliente e das equipes para realizar os serviços de restabelecimento de energia, de forma a atender a demanda extraordinária que surge com as chuvas. As equipes de plantão são também previamente acionadas e posicionadas estrategicamente nas unidades da empresa na RMBH, para atuar com maior agilidade.
Neste ano, dependendo da previsão meteorológica e dos efeitos causados por uma tempestade, até 1.100 empregados e mais de 240 veículos podem ser acionados na região. Além disso, a Cemig continua sendo a distribuidora de energia elétrica do Brasil com a maior central de atendimento a clientes, que funciona 24 horas por dia, com capacidade para fazer mais de 240 mil atendimentos por dia, inclusive por meio do atendimento eletrônico.
Centro de Operação da Distribuição
A empresa conta, desde de 2017, com as instalações do novo Centro de Operação da Distribuição (COD), responsável pela operação da maior rede de distribuição da América do Sul, com mais de 500 mil km de extensão, e atendendo mais de 8,3 milhões de clientes. As novas instalações foram planejadas e construídas com a melhor tecnologia disponível, com duas fontes distintas de alimentação de energia e um grupo de geradoras a gás, trazendo ainda mais confiabilidade às operações. As redes de comunicação de dados e voz também foram aprimoradas com sistemas mais modernos e com maior disponibilidade.
“Estamos constantemente investindo na melhoria do nosso sistema de distribuição e, com as novas instalações do COD, nosso sistema ficou ainda mais robusto, mais moderno e com maior confiabilidade para as operações”, ressaltou o superintendente de Gestão de Ativos da Distribuição, Danilo Gusmão.
Atualmente, o Centro é responsável pela supervisão e controle da rede de distribuição da Cemig, com mais de 500 mil km de extensão, 16.796 km de linhas de distribuição, 393 subestações e 1.873 alimentadores de 13,8 kV. O centro funciona 24 horas por dia, sete dias da semana, monitorando o sistema elétrico e coordenando toda a demanda de serviços programados e emergenciais para as equipes de campo.