A CEB Distribuição informou nesta quarta-feira, 17 de outubro, que está em dia com as obrigações setoriais e apta a aplicar o reajuste tarifário anual aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica a partir de 22 de outubro. A concessionaria foi autorizada esta semana pela Aneel a aplicar aumento médio de 6,50%, mas a correção estava condicionada ao pagamento de um débito de mais de R$ 150 milhões.
O processo tarifário da CEB D resultará em aumento médio de 6,15% para os consumidores atendidos em baixa tensão e de 7,31% os clientes conectados em alta tensão. A exemplo de outras distribuidoras, empresa foi afetada pelo aumento do custo de compra de energia, especialmente de Itaipu e das hidrelétricas em regime de cotas, que representou 7,24% do índice de reajuste.
Já os encargos setoriais tiveram crescimento de 3,94%. A tarifa também reflete a inclusão de 14,28% em componentes financeiros para os próximos 12 meses e a retirada de 17,62% estabelecidos no no processo tarifário anterior, incluindo aqueles resultantes da Revisão Tarifária Extraordinária concedida esse ano para a empresa. A CEB atende 1,1 milhão de unidades consumidoras no Distrito Federal.