A State Grid publicou o edital para a Oferta Publica de Ações da CPFL Renováveis resultado do avanço da chinesa sobre a CPFL Energia, que se iniciou em julho de 2016. O preço por ação da geradora foi definido em R$ 14,60 em setembro deste ano. São objeto da oferta 243.602.472 ações ordinárias que correspondem a 48,40% do capital total da CPFL Renováveis. Se houver a adesão pela totalidade dos minoritário o negócio pode ultrapassar os R$ 3,5 bilhões.
Contudo, o número de ações objeto da oferta poderá ser aumentado em até 461.386 ações ordinárias sem alterações ao Edital na hipótese de emissão de novas ações pela companhia por força do exercício de stock options concedidos pela empresa até a presente data. A OPA tem validade de 35 dias a partir desta segunda-feira, 22 de outubro, e encerra-se em 26 de novembro.
Segundo o edital, o preço de aquisição será atualizado pela variação da taxa Selic, calculada pro rata temporis, desde a data de fechamento da Transação, isto é, 23 de janeiro de 2017 (exclusive) até a Data de Liquidação. Para o período entre até três dias úteis antes da Data do Leilão e a Data de Liquidação, a atualização será calculada com base na Taxa Selic mais recente disponível, de modo que o preço informado à B3 será definitivo.

Após a aquisição do bloco de controle da CPFL Energia, com tag along exercido pelos demais membros desse grupo, a State Grid teve que formalizar uma OPA para os acionistas minoritários da geradora, pois a holding do grupo brasileiro detinha 51,60% do capital social da geradora. Até a definição desses valores houve  diversas rodadas de embate jurídico entre as partes para que se chegasse finalmente ao valor da oferta.