Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Agência Nacional de Energia Elétrica alterou o local de instalação da UTE Onça Pintada (50 MW). A usina, que é de propriedade da Eldorado Brasil Celulose, sai da cidade de Aparecida do Taboado, no Mato Grosso do Sul, e vai para a cidade de Selvíria, no mesmo estado. O Sistema de Transmissão de Interesse Restrito, que passará a ser constituído pela Subestação Elevadora UTE Onça Pintada, contendo 1 transformador e uma linha de transmissão, em 138 kV, com 3,1 km de extensão, circuito simples, conectando a SE UTE Onça Pintada à SE Selvíria, de propriedade da Energisa Mato Grosso do Sul Distribuidora de Energia.

Em agosto deste ano, a usina teve negado pela Agência Nacional de Energia Elétrica pedindo a alteração do cronograma de implantação. Alegando problemas de licenciamento, ela queria adiar a data de início da operação comercial da unidade geradora em três meses, sem impactar o início do suprimento da energia do leilão, previsto para 1º de janeiro de 2021. A Aneel indeferiu o pedido, alegando que não foram identificados fatos que caracterizassem lentidão do órgão ambiental no processo de licenciamento da usina.

Procurada pela Agência CanalEnergia sobre o motivo da mudança de cidade, a Eldorado disse que não iria comentar o assunto.